Gorduras Trans
- Marina Betta
- 21 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Gordura Trans, segundo a Anvisa, é um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação, podendo este ser natural ou industrial. As gorduras Trans recebem esse nome devido à configuração das duplas ligações de suas moléculas. São muito utilizadas pela indústria para aumentar a vida de prateleira dos produtos, além de melhorar a consistência de alguns alimentos.
Não há informações que comprovem algum benefício à saúde ao consumir alimentos que contenham gorduras Trans, sendo inclusive associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, pois o seu consumo está atrelado ao aumento do nível de colesterol total e também do conhecido colesterol ruim (LDL).
A partir de julho deste ano, alimentos que contenham gorduras Trans serão retirados dos mercados nos Estados Unidos através de uma decisão tomada pela Food and Drug Administration (FDA). No Brasil, há um projeto de lei que está sendo encaminhado para aprovação estabelecendo a mesma restrição.
A Anvisa estipula a obrigatoriedade da declaração dos níveis de ácidos graxos Trans presentes no alimento apenas quando estes estiverem em nível superior a 0,2 gramas. Produtos com quantidades inferiores podem ser rotulados e comercializados como não contendo gorduras Trans.
A rotulagem nutricional deve ser fidedigna, clara e objetiva conforme o disposto pelas diretrizes da Anvisa, bem como as agregações contidas nos rótulos de alimentos não podem induzir os consumidores ao erro, equívoco ou engano, pois o consumidor pode ser lesado moralmente, financeiramente, além de oferecer danos à saúde.
Devido a estas condições, surge a importância de realizar análises laboratoriais para quantificar as gorduras Trans presentes nos alimentos. Tratando-se de um alimento que pode apresentar uma mistura mais complexa, as análises laboratoriais fornecem valores muito mais precisos transmitindo confiabilidade.
A Caltech oferece, dentre outros serviços, tabela nutricional através da quantificação dos componentes por análises laboratoriais, correta e compatível com os ingredientes contidos no alimento, estando também de acordo com os padrões exigidos pela Legislação. Se você produz alimentos, deseja comercializa-los e ainda não possui tabela nutricional ou qualquer tipo de rotulagem, entre em contato conosco!
Comments